O tempo do consumidor é valioso - e pode ser indenizado
- Felipe Lopes

- 6 de set. de 2024
- 2 min de leitura
Conheça a Teoria do Desvio Produtivo, a tese que reconhece que o tempo excessivo ou desnecessário gasto pelo consumidor para tentar resolver algum problema, deve ser indenizado.

No mundo contemporâneo, marcado pelas rotinas agitadas e pelos compromissos urgentes, pensar em tempo significa muito mais lidar com a sua escassez do que com a sua abundância.
Exatamente por ser limitado e valioso, uma das principais frustações cotidianas é a perda de tempo. E principalmente quando você sequer deveria estar perdendo seu tempo com aquilo.
E no Brasil, o consumidor tem sido constantemente alvo dessa subtração de tempo, especialmente em razão das longas jornadas a que costuma ser submetido ao se deparar com necessidade de solução de problema de consumo, seja o defeito em um produto adquirido, ou falha em um serviço contratado.
A constatação do tempo do consumidor como recurso produtivo e da conduta abusiva do fornecedor ao não empregar meios para resolver, em tempo razoável, os problemas originados pelas relações de consumo é que motivou a chamada teoria do desvio produtivo.
O desvio produtivo, portanto, é o evento danoso que se consuma quando o consumidor, sentindo-se prejudicado em razão de falha em produto ou serviço, gasta o seu tempo de vida – um tipo de recurso produtivo – e se desvia de suas atividades cotidianas, para resolver determinado problema.
A gravidade deste tipo de abusividade cometida pelas empresas prestadoras de serviços ou fornecedoras de bens no mercado se dá exatamente em razão do fato de que o consumidor sequer deveria estar enfrentando aquele problema, uma vez que se espera de todo serviço ou produto um funcionamento eficiente.
Logo, além de o consumidor ter de dispor de seu tempo para resolver um problema que obviamente não gostaria e nem deveria estar enfrentando, ainda é levado a gastar várias e várias horas, dias ou meses para resolver tal problema - que sequer deveria.
Portanto, é exatamente por isso que a justiça tem reconhecido como abusiva e passível de indenização, situações em que o consumidor é levado a dispor de um excessivo e desnecessário tempo para resolver situação relacionada à ineficiência de um produto ou serviço.
Se você enfrenta algum problema do tipo, saiba que seus direitos estão sendo violados e podem ser passíveis de indenização.




Comentários